Funções diferentes
Cada uma dessas modalidades de construção civil possui uma atuação, que muitas vezes é dividida com as outra. Por exemplo, uma única obra pode ter atuação de uma construtora e também de uma empreiteira.
Entender as diferenças de cada uma é muito importante para o comprador, que pode facilitar muito a vida apenas escolhendo a companhia certa. Se esse é o seu caso, entenda mais sobre elas.
O que é uma construtora?
Entre as modalidades de construção civil é a construtora que fica responsável pela gestão da obra. Ela deve fazer a execução do projeto, comprar materiais e contratar colaboradores que vão trabalhar.
Ela também deve garantir que a obra seja executada sem imperfeições, como rachaduras ou qualquer outra irregularidade. É muito comum que a construtora seja contratada pela incorporadora para realizar a construção.
Ao contratar uma construtora a pessoa ou empresa fica responsável por todas as outras questões relativas ao empreendimento.
O que é uma empreiteira?
Essa é uma palavra que costumamos ouvir sempre, mas que nem todo mundo sabe exatamente o que este tipo de empresa faz. Uma empreiteira também participa da realização de uma obra, mas costuma atuar em apenas uma parte específica do projeto.
Geralmente elas são recrutadas pelas construtoras para operar como auxiliar na construção. Um fator importante é que as empreiteiras não são autorizadas a fazer uma obra própria, podendo apenas participar de projetos de terceiros
O que é uma incorporadora?
Dentro da gestão para construção civil é a incorporadora que executa boas partes das tarefas importantes. É ela quem atua no mercado cuidando de toda a parte administrativa de uma obra.
A incorporadora é quem idealiza o projeto, cuida de toda a parte burocrática e ao mesmo contrata as construtoras que vão tirar o plano do papel. A atuação dela se dá também na relação com o cliente, garantindo que o que foi vendido estará de acordo com o planejado.
Para o consumidor a escolha de uma empreiteira é a que traz mais vantagens, pois ela assume todas as responsabilidades de contratação, execução e planejamento da construção.
Qual é a melhor escolha de gestão para construção civil?
Agora que você sabe exatamente qual é a atuação de uma delas vai ficar mais fácil de decidir qual convocar para a sua próxima obra. Obviamente, a escolha de uma empreiteira é aquela que possui mais benefícios, pois facilita a vida do contratante e já conta com a expertise no ramo.
São tantos fatores na gestão de obras que quanto mais segura e responsável for sua escolha, melhor as coisas sairão ao final de tudo.
Fonte: deamorimconstrutora